domingo, 31 de maio de 2009

Chegou ao fim a luta...


Finalmente,chega ao fim uma luta que já durava há mais de 35 anos, passando a ser os arquitectos os únicos profissionais capazes de assinar projectos!!!

http://ultimahora.publico.pt/noticia.aspx?id=1380514

EL CAMPIONIS

Documentário sobre Peter Zumthor

Artes e Letras
documentário passado na RTP2 em 1998 e que ajuda a compreender melhor as ideias de Peter Zumthor e a conhecer melhor a sua obra.
aconselho a visualização dos filmes.










Prémio Pritkzer 2009 atribuído a Peter Zumthor









Após dois anos seguidos a destinguir estrelas da arquitectura ( Richard Rogers 2007 e Jean Nouvel 2008), o arquitecto suiço Peter Zumthor venceu a edição deste ano do Prémio Pritzer.


Este prémio, tem o valor monetário de 100 mil dolares e uma medalha de bronze, sendo promovido pela família Pritzker e atribuido pela Fundação Hyatt.
A sua entregua ocorreu no passado sábado dia 29 de Maio, numa cerimónio verificada em Buenos Aires.



Em nota de destaque, Zumthor foi considerado pelo presidente do juri como um profissional " excepcionalmente empenhado", capaz de "combinar um raro talento, clareza e rigor através de uma real dimensão poética", tendo ainda destacado as Termas em Vals ( Suiça), a capala de San Nikolaus von der Flüe ( Alemanha) e o Museu Columba (Alemanha).

Para Peter Zumthor, " Ser galardoado com o Prémio Pritzker é um reconhecimento muito bom pelo trabalho que tem sido desenvolvido nos úlitmos 20 anos. O reconhecimento de um trabalho tão pequeno como o nosso, faz-nos sentir orgulhosos por ser capaz de dar esperança aos jovens arquitectos que lutam por realizar obras com qualidade, mas que não obtêm qualquer tipo de visibilidade"



Thermes de Vals



interior Museu Columba


exterior Museu Columba



Interior Capela de San Nikolaus von der Flüe



M.I.B


Após a oportunidade de constatar uma tendência curiosa na vestimenta de grande parte dos arquitectos a nivel mundial, onde se encontram nomes como Zaha Hadid, Normam Foster, Frank Gehry, Tadao Ando, Toyo Ito, Rem Koolhaas entre outros, concluo existir uma clara tendência, um código de vestimenta da qual há sempre quem queira ser diferente.











sábado, 30 de maio de 2009

obras de Frank Lloyd Wright em LEGO



A  Fundação Frank Lloyd Wright ,  a LEGO e a Brickstrutures associaram-se recentemente e produziram uma colecção com duas das obras mais emblemáticas de Frank Lloyd Wright.



Além do Museu Guggenheim(imagem em cima) , estará também disponivel a partir de Agosto a casa da cascata, podendo esta ser adquirida no site da Brickstrutures.







Zaha Hadid - THE STONE TOWERS





O atelier de Zaha Hadid desenhou este novo edifício, denominado de TORRES DE PEDRA um complexo de escritórios,lojas e hotelaria, perfazendo um total de 525 000 metros quadadros.
Este projecto tem como localização o distrito de Stone Park, Cairo no Egipto.



A concepção destes edifícios foi inspirada em rituais dos antigos egípcios, incorpando um vasto conjunto de padrões de texturas, jogos de cheios e vazios com o fim de acentuar a profundidade e revelar a silhueta do edifício , e animações de luz e sombra, as quais tentam ir de encontro às tradições mais remotas da cultura egípcia.












download el croquis MVRDV




http://www.easy-share.com/1905349985/Revista EL CROQUIS - MVRDV.pdf

Coisos do dia III


"... é capaz de ser translúcido para dar luz "pó" coiso!" -  C&P

" ...eventos mais coiso..."  5ºFrente

JUAN NAVARRO . el elogio de la luz

JUAN NAVARRO


sexta-feira, 29 de maio de 2009

EMPLASTRO


EMPLASTRO ABRAÇADO A ADEPTO COM CACHECOL DO PORTO!





quinta-feira, 28 de maio de 2009

SEM COMENTÁRIOS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Angola - que futuro?!





Que credibilidade para este tipo de propostas megalómanas?
Ambição descontrolada?
Utopias?!?
Ignorância?


terça-feira, 26 de maio de 2009

EL ELOGIO DE LA LUZ - SIZA VIEIRA

ALVARO SIZA VIEIRA

Videos tu.tv


ENTREVISTA A OSCAR NIEMEYER

percam 10 minutinhos da vossa vida e vejam estes registos sobre o NIEMEYER .
enjoy it




Explicação do coiso


Encontrei esta pérola no Blog oficial de Fernando Alvim.
O próprio tenta explicar a função e objectivos do uso de palavrões, e eu, como é obvio, no fim de atenta leitura, fico com a sensação que alguns docentes da ESAP devem sentir o mesmo, alterando a função do dito palavrão, pelo tão apaixonante coiso.
Posto isto, não resisti á viciação do texto e realizei algumas pequenas mudanças.
Ora atentem...

"Gosto de usar um bom palavrão de vez em quando, e acreditem que não é só na intimidade. Mas um palavrão mais do que uma qualquer palavrinha, não pode ser usado de forma displicente. Por isso é que é um palavrão caramba. Uma palavrinha é uma menina, um palavrão é um homenzarrão com barba rija. E um bom palavrão tem que ser dito com a boca toda, cuspindo ira e raiva, zurzindo revolta, revirando os olhos como nos filmes do Freddy Krugger e fazendo lembrar as manifestações da UGT UNIDADE SINDICAL, quando gritavam "40 horas já!" ainda com Torres Couto, ostentando um fartíssimo bigode.

Daí que um palavrão não possa ser usado de animo leve. E foi exactamente o que se viu, no início dos anos 90, quando os trailers dos filmes portugueses os ostentavam de forma luxuriante. Ficou famoso o trailer de Adão e Eva, onde Maria de medeiros dizia: Vai à merda! e o outro Joaquim dizia: Vai tu. E em casa, em frente ao computador, eu comentava: De facto, deviam ir os dois.

Contudo, o meu palavrão preferido é foda-se coiso. No domínio da moda, diria que o foda-se coiso é o Armani dos palavrões. Mas o mais curioso, é que usado de forma isolada, o foda-se coiso não tem a impetuosidade que lhe é pedida. foda-se coiso, precisa sempre de um auxiliar, da mesma forma que o Jardel precisava do João Pinto para os centros, a Teresa Guilherme do Manuel Luis Goucha, os Gémeos Castro da maratona das amendoeiras. O foda-se coiso precisa – e peço já desculpa pelo vernáculo – o foda-se coiso precisa de um sonoríssimo caralho pah. Um foda-se caralho coiso pah é superior a 200 foda-se coisos. Eu quando estou muito chateado digo foda-se caralho coiso pah, e quando só amuo e abano as orelhitas em sinal de resignação digo simplesmente, foda-secoiso. Na verdade, digo foda-se coiso e lá vou indo.

No domínio dos palavrões, não há ninguém melhor que o pessoal da bola para servir de exemplo, e a esse nível constato com grande inquietude que o palavrão preferido dos jogadores de futebol é: "puta" porreiro pah. A bola vai ao poste e "puta" porreiro pah. Bola fora e "puta" porreiro pah. E até já vi – aqui vos juro – o Liedson a falhar um lance de cabeça, olhar para o céu e quando todos pensavam que fosse pedir ajuda a Deus, apenas disse "puta" porreiro pah.
Nisso os jogadores são diferentes dos treinadores. Os treinadores não são adeptos do palavrão "puta" porreiro pah mas tão só do já referido foda-se caralho coiso pah. Treinador que seja um treinador a sério, tem que se levantar do banco logo a seguir a um lance falhado da sua equipa, e dizer um mais do que justíssimo: foda-se caralho coiso pah. Nomes como Jorge Jesus, José Mota, Toni e até Jesualdo Ferreira são dos melhores embaixadores do foda-se caralho coiso pah. Autênticos foda-carelhenses coisoólicos de excepção. Não existissem estes valorosos homens e esta expressão não seria hoje esta estupenda referência nacional. Muito bonita, de resto."

PARÁBENS MANELI !


Pois bem, hoje a musa inspiradora aqui do blog faz 23 anitos...resta-me desejar-lhe boa sorte a soprar os seus 23 bisturis, votos de saudinha da boa, coiso e coisa e muitos motivos de alegria!!


segunda-feira, 25 de maio de 2009

AMIZADE MASCULINA E FEMININA - DIFERENÇAS


Uma obra prima que me chegou ao mail e que tinha que partilhar convosco:


A VERDADEIRA AMIZADE FEMININA       
Matilde ia a sair do cabeleireiro e encontrou a Helena na rua
- Olá, Matilde!!! Cortaste o cabelo?
- Cortei, que achas?
-
Estás muito gira, estás 10 anos mais nova. Essas madeixas ficam-te muito bem, está mesmo muito giro, vou fazer umas iguais!
- Ó Helena, é impressão minha ou estás mais magra?
- Sabes, fiz uma pequena dieta agora para o verão...

(meia hora de conversa depois...)

- Olha Helena, querida, tenho de ir, adoro-te! Beijinhos e dá cumprimentos ao Pedro!
- Matilde, gostei de te ver, beijinhos...

Helena sai a pensar: ..
Como esta gaja ficou ridícula com aquele corte de cabelo! Será que ela não se vê ao espelho?

Matilde sai a pensar: .. Esta Carla está cada vez mais gorda! Deve estar a morrer de inveja do meu penteado. Ainda quer fazer um igual? Ela que pense em emagrecer primeiro!


A VERDADEIRA AMIZADE MASCULINA
O Nacho ia a sair do barbeiro e encontra-se com o Hugo:

- Então bisturi, seu paneleiro! Como é? Foste à tosquia? 
- Não seu caralho... Fui só cortar as patilhas!
- Foda-se, que merda de corte é este? Pareces um rabeta. Acho que andas a levar com ele!...
- É... Mas a tua irmã gosta!
- Tá calado oh mãozinhas, vai mas é comprar botox para ver se te crescem os lábios!
-Quê, e tu compraste para por nas mamas, foi?!? sempre de bicos em riste!!
- Vá porta-te!...ah, manda um beijo p`ra boazona da tua prima, ok?
- Vai-te foder boi! Não tens piça para ela! Xau fica bem!

O Hugo sai a pensar: .. Este gajo pah... Cinco estrelas!

O Nacho sai a pensar: ...Este caralho.. não muda.... é um espectáculo!

Coiso do dia II

"...até porque eu já vos mandei a folha "pó" coiso!"


na aula de (des)conforto...


ARQUITECTURA E DEMOLIÇÃo : Edição Limitada

Jornalismo à moda do COISO

FESTAS DE SÃO VELHACO DO COISO

domingo, 24 de maio de 2009

Atendimento tipo coiso da IKEA


Quem entra no site do Ikea, encontra no canto superior direito uma assistente que tem como fim ajudar os seus clientes. Ao acessar o link  http://www.ikea.com/pt/pt ,irá abrir uma nova janela onde irá aparecer a ANNA, á qual poderá fazer qualquer tipo de questão.Não querendo com isto cortar a vossa criatividade, exprimentem em vez de lhe perguntar de que material é feito o movel em contraplacado "marioli", confrontar a ANNA com as seguintes questões:



- Tens uns olhos muito bonitos.

- És feia!

- Cheiras mal da boca! brutal a resposta

-Adoro-te!

- Queres fazer sexo comigo?  ahahahahahah

- Pinas ?  do melhor

- Posso ver as tuas mamas?      juras?

 – Gostas de mim?

 – Tens namorado?

- Queres jantar comigo?

- A cidade é uma espécie de coiso.     eu também penso o mesmo que ela


peço desculpa pela linguagem, mas as circunstâncias assim me obrigaram...



A origem do coiso

O coiso é um coiso, cujo objectivo é esquecer que ele existe. Pensando no coiso, tu perdes. Actualmente milhões de pessoas coisam o coiso por todo o mundo.

Assim o coiso possui 3 regras:
  1. Todos os que sabem que o coiso existe estão coisando.
  2. Se lembrares que o coiso existe, perdes.
  3. Sempre que perderes, deves anunciar a derrota (simplesmente dizendo: "coiso").

Downloads el croquis



Encontrei estes links contendo diversas versões da revista el croquis e não podia deixar de partilha-los.










ps: importa realçar que sou a favor da total preservação dos direitos de autor.Façam os downloads apenas para teste, apagando-os em seguida. Caso seja do vosso agrado comprem o ORIGINAL

sexta-feira, 22 de maio de 2009

coisos do ano passado


No ano passado, foi-nos apresentada uma realidade inovadora no conceito do ensino da ESAP.
Á falta de palavras, tau COISO.

O espírito é simples, passo a ensinar.

Organiza-se as ideias na cabeça e começa-se a transmiti-las ao interlocutor.
Porém, o final do raciocínio, não precisa de ser ponderado pois acrescenta-se um simples, sublime e belo coiso.

deixo algumas tiradas memoráveis:

- oh Miguel, a cidade não pode ser um coiso.

- ...até agora estivemos a falar da zona de estudos, agora vamos falar da zona de coiso.

- ..e havia os parques de campismo e os parques de coiso.

- porreiro pah, coiso...

etc etc etc

no fundo, a aplicação deste conceito argumentativo é simples, fácil, e gera na pessoa que ouve uma sensação estranha, até capaz de gerar algumas cocegas nos neurónios, mas tudo não passa duma bela serenata, onde a última quadra termina sempre em coiso...o silêncio que se segue será consequência ou de espanto ou do bloqueio cerebral provocado por tamanha diarreia argumentativa.
é caso mais uma vez para chamar o homem do costume e convida-lo a dizer um porreiro pah.
Porreiro!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O coiso do dia ( de ontem)

Ora bem estava a decorrer a aula de quarta a tarde de conforto ambiental, quando de repente:


- "porque isto em termos de COISO"

Como todos sabemos coiso faz parte da conjugação mulecular em que o azoto tem uma ou mais rexenhanha que quando se misturam dá coiso.
tenho dito
sem mais
Ò kapa

Aquela imagem é minha!!!


Desculpem lá o offtopic, mas aquelas imagens das camisolas do Benfica são minhas...com que direito estes jornaleiros da bola publicam aquilo na capa?!?!?

Já vai aqui uma espécie de coiso bonita, vai...
Ao menos louve-se o luto encarnado!


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Menos Arquitectura - Edição 33


Nova ediçao abre horizontes. A tao aguardada revista, por muitos considerada a melhor revista sobre coisas trás desta vez artigos pouco interessantes que falam sobre temas relativamente chatos.

Destaque para toda a força arquitectonica de KRILIN, manifestado por 3 mais 3 pontos na testa, que simbolizam mais que 6 pontos. A Inser Coin, rende muito dinheiro e abre dimensão na arquitectura, exaustores sao preponderantes. Rumor, terá Ruca alguma ligação com Krilin?

Nao perca também a abertura da nova loja de Frank Lloyd Lucci e saiba porque Dropius Bisturi incompoda muita gente. Zezé Dominique dá a sua primeira entrevista, explicando porque razão tinha o melhor projecto da turma. Burns comenta com riso interminável.

Esclarecimento tipo coiso para uma pessoa ficar assim coiso consciente das materias sobre as quais pensa saber estar a falar até possivelmente coiso


Esta mensagem não tem qualquer tipo de segundas intenções perante coisas, apenas visa elucidar, sobre algumas noções mais coiso, e mais maleáveis, que por vezes temos alguma espécie de dificuldade em "percepecionar".

Este sequência de momentos emocionantes e fascinantes de pura magia, já remonta a 2000 e qualquer coisa, variadíssimos momentos que vieram atrair uma grande legião de seguidores, que saíram à rua, sem rumo e perdidos que encontraram o caminho, nos caminhos do metro do Porto.

Já o primeiro ministro de Portugal, José Sócrates, delirava com o fabuloso papel de Mr. Burns em alguns episódios épicos de Simpsons, Exclamando eloquentemente:
-EXCELLENT! AH HÁ AH, Porreiro PAH!

Portanto Mr. Burns, não tem hoje qualquer espécie de noção, de cariz mais ou menos flutuante, do que viria a desencadear, repercutiram-se varias menifestaçoes com vista a um melhor esclarecimento de uma especie de coisa, que nao viria a ser claramente discutida umas horas depois, para ser mais preciso, foram 1 2 3 horas depois.

Várias personagens que tiveram em contacto com os mágicos momentos patrocinados por a mítica personagem, o tal coiso Burns, conseguiu trazer uma nova dimensão à arquitectura, vários e ilustres símbolos desta área se reuniram nas 3 Lucci Towers perto das piramides de Gizé e exaltaram a fantástica passagem por esta espécie de coiso, até algures no Egipto, 3 piramides mudaram de sitio. U Belik Cubusier, Adolf Looci, Dropius Bisturi, Jack Nifes, Jaquim Leitão, Zépi1000, Frank Lloyd Lucci, Mr. Bean, Michael Knight, O mágico Krilin, Marco Paulo, Matilde, Zé Batata, Fárao Iniesta II, Rogério Naprom, Super Mario, Macarroni, o Xato Bai mazeh trabalhar, Artur Jorge, Michelin, Ruca, 3 steps, Zaha Barandas, Ze pedro bak gordon, Zeze Dominique, Quique Ziabloo, Tupperwares, Batanete, nem sua santidade o Pápa, se demoveu desta inciativa. À entrada não faltou a maquina para "inserir coin", mas tambem nao foi isso que demoveu qualquer um dos intervinientes.

Estava feito o Pirmeiro Congresso dos CIAC, Congressos intermodais de arquitectura Cubicula!


ARTIGO DA EDIÇÃO ESPECIAL DA ARQUITECTURA E DEMOLIÇÃO : O CUBOLÓR


Como havia sido referido, iríamos dar a conhecer o modelo histórico criado recentemente por Peidalhaço.


Não fiquem admirados se não perceberem o modelo á primeira, pois só o mestre sabe descodificar o seu modelo épico.

EDIÇÂO ESPECIAL DA ARQUITECTURA E DESTRUIÇÂO


Boa noite, é com todo o prazer que vos dou a conhecer a edição especial da revista mais cobiçada do momento.

O ideal cubículo deste arquitecto ucraniano de fartas barbatanas e nariz vermelho, do atelier Circulhões & Associados, veio a público demonstrar o seu modelo inovador, para além de cubículo, de realizar os seus projectos.

O velho Modulor de Le Corbusier já faz parte do passado na arquitectura de hoje, pelo que este artista cubiculo com tendência para arestas aguçadas estudou as dimensões de muita fauna, principalmente quadrúpedes, para conseguir realizar o Quadrado de Ouro, que mais tarde se vai transformar naquilo que é o ex libris da arquitectura portuguesa, o CUBOLÓR.

Este sistema aplica-se a todas as dimensões do corpo humano e animal, servindo de base para as medidas dos projectos cubículos, pelo que o arquitecto realizou um modelo que levemente traz á memória Le Corbusier.


De agora em diante, a arquitectura nunca mais será a mesma.
Numa outra edição desta revista, apresentaremos alguns dos projectos deste artista, nomeadamente a CAPELA DE RONSHIT, a A VILLA JAFOSTE, e o MOSTEIRO DE LA PILLETE.

OLHA A BELA DA PROMOÇÃO


bem a pedido de muitos meninas e meninos aqui está o vosso grande amigo a contribuir neste blog.


bem desde já queria agredecer a todos que nestes 3 dias tem visitado... este blog, mas desde já queria dizer, depois de brincarem uns ao outros podemos começar a filosofar sobre arquitectura, rindo como tantas vezes temos feito por isso já chega e publiquem algo de util.

como eu digo... vamos criar o blog mais divertido daquela escola.


e com este fim, aqui vai uma pequena contribuição para todos os interessados :)


por isso... vive para arquitectura... e não dela.


EL CUBIS - Edição Especial


Esta edição marca uma época especial na arquitectura do século 1 2 3. Estando Claramente associado ao nascimento do geração INSERT COIN.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Primeiro volume da revista Arquitectura e Demolição





Aqui fica o primeiro número da tão aguardada revista, que a partir de agora vai por a olhu nu a arquitectura cubícula praticada no território nacional.


Esta publicação conta com a colaboração de prestigiados arquitectos cubiculos, que ao longo da história desta revista irão dar o seu parecer de importâncial fulcral para quem está interessado em mandar pontapés na arquitectura.

Edição Especial TASCHEN

Problemas no coiso


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Acidente cinematográfico


Três personagens ligadas ao cinema sobreviveram a um naufrágio: Mr Burns, Super Mário e Dwight Hartman (personagem de cadeira de rodas do scary movie 2) . Eles nadaram, nadaram, nadaram, até que chegaram a uma ilha.
- IUHUUUU!!!! Uma ilha! Estamos salvos!! - gritaram.
Logo que chegaram à tal ilha perceberam que a mesma era habitada por nativos pouco amigáveis. Então, foram conversar com eles:
- Olá, somos sobreviventes de um naufrágio. Poderiam ajudar-nos?
- Não, vocês não podem ficar aqui.
- Mas, por favor... deixe-nos ficar... nós vamos morrer se vocês não nos deixarem ficar aqui!!!
- Tudo bem... tudo bem... mas para ficarem na ilha cada um de vocês tem de ir ao mato e trazer duas frutas!!!
Então, os três imbecis foram atrás das frutas...
O primeiro a chegar foi o Super Mário, com uma ameixa e uma uva.
Então o nativo mor disse:
- Agora, coloca as duas frutas no cú. Se te rires morres!!!
O Super Mário pôs a ameixa... e tudo ok. Colocou a uva... e riu-se... Teve o pescoço cortado!
Mais tarde veio o Dwight Hartman , com uma maçã e uma laranja e o nativo mor fez o mesmo discurso...
- Se rir morre!!!
Dwight Hartman, demonstrando algum prazer, colocou a maçã. Na hora de meter a laranja ele mija-se a rir e teve o pescoço cortado.
Mais tarde, os dois se encontraram no céu e o Dwight Hartman perguntou ao Super Mário:
- Então? Também te riste, caralho?
- Pois foi, a uva estourou quando eu estava a colocá-la... fez cócegas e eu não aguentei e ri... E tu?
- Eu fiz um tremendo sacrifício para pôr a maçã mas, quando estava a colocar a laranja, vi o Mr Burns a chegar com um côco e uma melancia!!!

Gagle Arde



Esta nova versão, permite-lhe sobrevoar qualquer parte da Terra para visualizar imagens de satélite, mapas, relevo, edifícios 3D, desde as galáxias no espaço até aos vales submarinos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores, além de ser uma excelente ferramenta de trabalho para a realização do trabalho final de 3º ano.

Havendo falta de plantas e outros elementos do terreno, toca a fazer rigorosos a partir do gagle ( ou será gagal) arde!!!

software em distribuição num 5º frente perto de si.


A Verdade das Revistas

Para o volume 1 Miguel Ribeiro, percebe-se da capa a verdadeira natureza deste arquitecto, isto é, só manda cubos.

Para o volume 2 Emanuel Pascoal, os óculos podiam muito bem significar pormenor, atenção, aplicação e estudo de uma arquitectura rigorosa, mas significa verdadeiramente os ataques provocados pela influência do coiso do "Vai mazé Trabalhar".

Para o volume 3 Sérgio, toda a sua arquitectura é baseada na magia e em todos os truques que lhe aplica retirados e bem da cartola.

Para o volume 4 André Inácio, o bisturi podia ser significado de exactidão de execução, mas enganem-se pois este bisturi refere-se a um rasgo na face deste arquitecto provocado pela falta de lábios.

E por último, para já, o volume 5 Ricardo Alves, onde as pirâmides caracterizam este arquitecto não pela monumentalidade nem história da sua obra mas sim por um problema genético em que o que é cilindro ganha vértice e passa a cone.

Como podem verificar estas revistas prometem uma grande variedade de conhecimento arquitectónico como é evidente.

Iniciativa TASCHEN


Numa iniciativa pioneira por parte da editora multinacional TASCHEN, será publicada na próxima semana em todas as livrarias nacionais, uma edição especial de 5 volumes de coiso, onde foram seleccionadas as obras de outros tantos jovens futuros arquitectos desempregados.

Fica aqui em primeira mão, as capas das respectivas publicações.






domingo, 17 de maio de 2009

Ai olha para mim a mandar mensagens para o coiso do nome engraçado, em vez de ir trabalhar olha olha... a gastar internet com coisos destes.

Uma espécie de coiso

A cidade não pode ser um coiso, vai dai, digámos, a arte do urbanismo estará sujeita aos campos de coiso de todo o nosso universo.
Posto isto,  convido o grande AB, para terminar este prefácio com um Porreiro pah!
Porreiro...