domingo, 31 de maio de 2009

Prémio Pritkzer 2009 atribuído a Peter Zumthor









Após dois anos seguidos a destinguir estrelas da arquitectura ( Richard Rogers 2007 e Jean Nouvel 2008), o arquitecto suiço Peter Zumthor venceu a edição deste ano do Prémio Pritzer.


Este prémio, tem o valor monetário de 100 mil dolares e uma medalha de bronze, sendo promovido pela família Pritzker e atribuido pela Fundação Hyatt.
A sua entregua ocorreu no passado sábado dia 29 de Maio, numa cerimónio verificada em Buenos Aires.



Em nota de destaque, Zumthor foi considerado pelo presidente do juri como um profissional " excepcionalmente empenhado", capaz de "combinar um raro talento, clareza e rigor através de uma real dimensão poética", tendo ainda destacado as Termas em Vals ( Suiça), a capala de San Nikolaus von der Flüe ( Alemanha) e o Museu Columba (Alemanha).

Para Peter Zumthor, " Ser galardoado com o Prémio Pritzker é um reconhecimento muito bom pelo trabalho que tem sido desenvolvido nos úlitmos 20 anos. O reconhecimento de um trabalho tão pequeno como o nosso, faz-nos sentir orgulhosos por ser capaz de dar esperança aos jovens arquitectos que lutam por realizar obras com qualidade, mas que não obtêm qualquer tipo de visibilidade"



Thermes de Vals



interior Museu Columba


exterior Museu Columba



Interior Capela de San Nikolaus von der Flüe



2 comentários:

António Colinas disse...

O prémio só pode ser entregue uma vez a cada arquitecto, mas para o Siza já devia ter sido aberta uma excepção!

Anônimo disse...

Bem merecido!

Postar um comentário