segunda-feira, 8 de junho de 2009

Prémio Mies van der Rohe





O atelier norueguês Snohetta, recebeu no passado dia 28 de Maio o prémio Mies van der Rohe 2009, aquele que é considerado como o mais prestigiado galardão europeu destinado à área da arquitectura.

O prmémio, concedido pela União Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe Barcelona, tem como objectivo principal reconhecer e dar visibilidade á arquitectura de qualidade produzida na Europa.
Atribuido desde 1988, podemos encontrar nos seus vencedores, nomes como Siza Vieira, Rafael Moneo, Peter Zumthor entre outros.




Na Noruega, já não se construia um edifício de caracter cultural com esta escala há mais de 700 anos.
Como base de referência, a área total deste projecto é o equivalente a quatro estádios de futebol, no seu interior existem mais de 1000 divisões, o principal auditório tem mais de 1350 lugares, existindo uma segunda sala com capacidade para 400 lugares e uma sala de ensaios com quase 200 lugares, sendo este um dos mais modernos e tecnológicamente avançados palcos de ópera do mundo.




Uma das imagens de marca deste edifício é o seu telhado, que começa junto á agua, na Baía de Oslo, possiblitando às pessoas um passeio e subida sobre o edifício.


0 comentários:

Postar um comentário