quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tutorial Cinema4d / archicad

A pedido de muitas famílias, e visto nunca ter encontrado um tutorial de exteriores completo, optei por fazer o meu próprio tutorial.


O tutorial serve apenas para mostrar o caminho mais rápido para a realização de renders com a qualidade do cinema 4D.


Requisitos mínimos:
  1. Cinema 4D r10.5/ r11
  2. ArchiCAD 12 internacional
  3. plugin Cinema 4D 10.5/11 add-on
  4. ArchiCAD 12 plug-in for Cinema 4D 11


É importante ter os 2 programas instalados com os respectivos plugins, caso contrário, o tutorial não será possível de ser realizado na integra.

Abra o projecto no archicad que pretende fazer o render, e no modo de perspectiva, escolha a vista que lhe interessa fazer o render.

Abra as propriedades da perspectiva ( 3D projection settings )





















e coloque o sol com a orientação pretendida ( utilize o motor de render para testar o efeito obtido)






















Após ter personalizado o sol ao seu agrado, grave a vista no formato .c4d



























Abra agora, o respectivo ficheiro no Cinema4D, e seleccione a câmara "archiCAD 3D view"























Adicione um céu ao modelo 3d





















Abra as propriedades do render, de modo a activar sombras, reflexos, transparências e refrações









































Na mesma janela, clique com o botão direito no rato no espaço em branco imediatamente por baixo de options e adicione as tags Ambient Occlusion e Global Ilumination






















De seguida configure as dimensões do render, clicando no separador Output, e defina as dimensões pretendidas.







Feche a janela das opções, e no separador dos objectos, selecione o objecto "light"






















Por baixo, encontram-se as propriedades do objecto selecionado.
Modifique a intensidade da luz para 20% e o tipo de sombra para AREA






















De seguida, vai-se criar a textura do céu.
No separador dos materiais, vá a file e seleccione new material





Selecione o separador da cor, e em texture, selecione load image






Selecione um céu do seu agrado ( há imensos na base de dados do archicad) e após ter aplicado a imagem, feche a janela das propriedades da textura.
Agora, no separador dos objectos, selecione o céu clicando em cima, e de seguida clique com o botão direito na textura do céu e clique em apply





















após este processo, normalmente, o céu precisa de ser dimensionado.
para isso, use o separador dos objectos e clicando em cima do material que se encontra ao lado do objecto SKY, defina nas propriedades da textura valores que possiblitem ao céu ficar o melhor dimensionado possivel.







Neste momento, o modelo encontra-se numa fase em que já é possivel realizar um render com uma qualidade muito superior à que é possivel no archicad.






















Caso não pretenda avançar para a fase seguinte, volte ás propriedades da luz, e aumente a intensidade para valores entre os 80% e 95%.

Esta fase, apesar de ser final, é a mais complexa do render.
Abra o content browser clicando no seguinte botão







Será aberto o explorador da biblioteca do programa, e ai irá adicionar um conjunto de luzes intitulado de Array Light.
Siga os passos indicados na imagem. Para adicionar, basta clicar duas vezes em cima do conjunto pretendido.






Selecione o obejcto Array Light no separador dos objectos







De seguida, o que se pretende, é aumentar a dimensão do conjunto de luzes, de modo a contornar a totalidade do modelo 3D.
Imaginemos que a totalidade do modelo 3d visto de planta se insere numa circunferência com X de raio.
O conjunto de luzes deverá ser aumentado para 2X/ 2,5X.
Mude a vista para planta, clicando no scrool do seu rato para abrir a totalidade das janelas do seu projecto, e volte a fazer scrool dentro da janela chamada top, de modo a ficar apenas com esta aberta.

Em seguida, tecle na letra T do seu teclado, ou clique em cima do botão indicado com a seta nº1
Como pode repara na imagem em baixo, no centro do ecrã encontra-se o conjunto de luzes, as quais se apresentam como uns pequenos pontos pretos.
Para aumenta-los, apenas precisa de clicar continuamente com o botão esquerdo do rato e arrastar.
Irá constatar que as variações dos movimentos, fazem com que o conjunto de luzes, aumente ou diminue.
Apanhe a técnica, e faça o conjunto de luzes aumentar para 2/2,5 o tamanho do modelo 3D.





De seguida, volte a clicar no scrool para aceder á totalidade das janelas, e agora faça novamente scrrol, mas no interior da janela right ou front.

Assegure-se que o o conjunto de luzes mantem-se selecionado no separador dos objectos.
Agora, tecle a letra E, e faça o conjunto de pontos situar-se ligeiramente acima do topo do modelo 3D.

Convém que as luzes se encontrem apróximadamente mais altas 1/2m que o topo do modelo 3d.

E pronto.

O modelo 3D encontra-se em fase de renderização final.
Os passos ensinados foram aqueles que eu considerei mais básicos e suficientes para possibilitar a oportunidade de realizar renders com qualidade bastante melhor que em archicad.

Noutros futuros tutoriais, tenciono explicar a aplicação de texturas de forma mais abrangente, e dar algumas noções básicas de modelação.














render inicial archicad


















render final cinema 4D









Com mais uns retoques simples aplicados nas texturas e umas configurações menos simples na luz, chega-se fácilmente a este tipo de detalhe nos renders.













download com ficheiro base com e sem passos do tutorial. aqui

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